Atividades

Atividades :


1- Responda:
a) Um texto literário pode ser produzido com palavras simples do dia-a-dia?Por quê?




b) Que tipos de realidade o escritor pode expressar em sua criação literária?


c) Aponte algumas diferenças entre a linguagem literária e a não-literária.




d) Você acha a literatura importante? Por quê?


2- Leia com atenção os textos e, a seguir, faça o que se pede.


Texto A
                  Anúncio de jornal


Solteira, 35 anos, nível universitário, boa aparência, e muito sensível, está interessada em manter contato com senhor livre, situação financeira definida, simpático e inteligente para compromisso sério. Favor escrever para Miriam, Rua Castro, 8100.


Texto B
                 Amor
 Amor?
Receios, desejos,
promessas de paraíso.
Depois sonhos, depois risos,
 depois beijos!
Depois...
 E depois, amada?
Depois dores sem remédio, 
depois pranto, depois tédio, 
depois...nada!                                                               Juca mulato.


Texto C
                 Carlota          


  Eu sabia que e era bela; mas a minha a imaginação apenas
tinha esboçado o que e Deus criara.
  Ela olhava-me e sorria.
  Era um ligeiro sorriso, uma flor que e se desfolhava nos
Seus lábios, um reflexo que iluminava o seu lindo rosto.
  Seus grandes olhos negros fitavam em mim um desses
olhares lânguidos e aveludados que afagam os seios d'alma.
  Um anel de cabelos negros brincava-lhe sobre o ombro,
fazendo sobressair a alvura diáfana de seu colo gracioso.
  Tudo quanto à arte tem sonhado de belo e de voluptuoso
Desenhava-se naquelas formas soberbas, naqueles contornos harmoniosos que se destacavam entre as ondas de cambraia de seu roupão branco.                           José de Alencar.


Prática da oralidade
a) Compare os textos A e B e explique por que um é literário e o outro não.

b) Leia o texto C e identifique as palavras e expressões que foram usadas em sentido figurado e poético, isto é, com sentido diferente do usual.

Prática de produção de texto
a) Procure montar um texto literário sobre o amor, a amizade, uma pessoa querida ou outro tema à sua escolha. Escreva em prosa ou em versos.

b) Monte, também, um texto não-literário. Poderá ser um texto informativo ou mesmo um texto cientifico.




Atividades- investigando o sentido das palavras


1- Diga em que sentido foram empregadas as palavras assinaladas(denotativo ou conotativo).
a) A margem esquerda do rio era coberta por densa floresta.


b) Vivia à margem da sociedade, fugindo de todos.


c) Após anos de luta e sacrifícios, agora era tempo de colher os frutos.


d) Os frutos maduraram, podemos colhê-los.


2- Dê sinônimos das palavras em destaque, que foram empregadas em sentido figurado.
a) Nem tudo na vida são flores; há também espinhos.


b) Alguns são degraus para outros subirem na vida.

3 comentários: